sexta-feira, 5 de junho de 2015


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
15-17 de Outubro de 2015

O Centro de Excelência para o Estudo da Identidade Cultural (CESIC) (Universitatea din Bucureşti) e o Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar (CHAM) (Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores) – através dos grupos de investigação A Antiguidade e a sua Recepção, Configurações Políticas e Institucionais, Cultura e Literatura – Contextos Globais e Locais e Economias, Agentes e Culturas Mercantis, bem como da linha temática Cidades Globais – anunciam a realização de um Congresso Internacional dedicado ao tema A CIDADE PARADIGMÁTICA: ORIGENS, AVATARES, FRONTEIRAS.

Este congresso terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa entre 15-17 de Outubro de 2015.

Ao longo da história da civilização, as cidades oferecem-nos paradigmas. Elas personificam formas ideais de vida social; surgem como capitais de impérios, mas também como centros de uma identidade nacional, cultural e religiosa; são focos de desenvolvimento económico e político. Todas estas formas se revestem de particular interesse para este congresso. Muitas cidades podem ser consideradas paradigmáticas: Atenas ou Roma, na Antiguidade Clássica; Veneza e Florença, como reflexo das dinâmicas transformações do Renascimento; Londres, Paris e Berlim, como capitais da Modernidade; Nova Iorque, Rio de Janeiro, Tóquio ou Xangai, como epítomes das novas metrópoles em franco crescimento. Também o papel e o desenvolvimento de ‘novas’ cidades nos Balcãs, em finais do século XIX (como, por exemplo, Bucareste, “le petit Paris des Balcans”) são de interesse  para este congresso. A par das cidades do ocidente, que se fazem eco dos seus avatares dos mundos clássico e cristão, importa também referir as cidades de história e cultura não-europeias: Meca, Istambul, Agra, Pequim.

Ficam envolvidas as áreas da história, literatura, arquitectura, história de arte, filosofia, estudos clássicos, sociologia, economia e teologia, entre outras. As comunicações devem ser de 20 minutos, relacionadas com os seguintes tópicos:

A cidade no tempo: origens, transformações e colapso (Ur na Mesopotâmia, Babilónia, Mênfis, Alexandria, a polis grega, Roma, Cidade Eterna, a cidade-estado renascentista, cidades imperiais, cidades industriais, a cidade pós-colonial);
Cidades imaginadas, cidades de sonho, sonho de vida na metrópole;
Cidades planeadas e explosão urbana. Novo e Velho Mundos;
Periferia e metrópole nos mundos pré-colonial, colonial e pós-colonial;
Distanciamento e anonimidade; Gemeinschaft versus Gesellschaft;
Cidades sagradas; a Cidade de Deus; templos, rituais, culto;
Espaços público e privado; riqueza privada e sordidez privada;
Representações literárias e visuais;
Padrões de produção, padrões de consumo;
Megalópoles e apocalipse;
Ociosos, dandies e boémios;
Crime e castigo; policiar a cidade; hooligans e motins;
Classe e género.


Prevê-se que as comunicações venham a ser publicadas, após submissão a arbitragem científica. 
Para mais informações: paradigmatic.cities@gmail.com

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Já saiu a confirmação de aceitação das propostas? Caso positivo, em que sítio posso consultar o resultado?

    ResponderEliminar